segunda-feira, 17 de outubro de 2011

ROYALTIES - Opinião da Jornalista da Rede Globo Miriam Leitão


Acima tem um link com uma análise de Miriam Leitão onde resumidamente ela diz: 


- não adianta convocar passeatas no Rio de Janeiro até mesmo porque o público é do próprio estado e lógico que é favorável aos royalties. 


- teríamos que ter negociado sob os seguintes aspectos:


* perdemos a oportunidade de convencer a opinião pública que não é injusto que o Rio fique com os royalties; 


* o Rio não pode cobrar o imposto mais importante do produto -ICMS - porque isto é feito no estado que consome ao contrário do exemplo citado por ela, qualquer leite que sai do Rio Grande do Sul, vai ter recolhido lá o imposto. 


* Essa forma de cobrar faz com que todos os estados tenham uma arrecadação importante no consumo dos derivados de petróleo que o Rio de Janeiro não tem.


* se o Rio cobrasse o ICMS estava resolvida a questão dos royalties. O imposto é maior que do que o Estado recebe hoje de royalties. 


* e, os outros estados perderiam muito dinheiro. 


Tínhamos o poder de "barganha", de convencimento porque é assim que se organiza uma federação criou-se, assim, um conflito federativo esquisito, porque está todo mundo contra o Rio de Janeiro. Há quantos anos não tínhamos uma crise federativa?


O que seria do Brasil quando o barril de petróleo foi a U$146 em 2008?


O que não pode é um deputado decidir fazer uma emenda demagógica e manipuladora, porque vira para 24 estados que não recebem royalties e oferece esses recursos. E ficam dois contra 24. Não é com o peso da superioridade numérica que se faz uma Federação, mas com o da argumentação justa.


Não fizemos o dever de casa direito e, perdemos!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário