sexta-feira, 21 de outubro de 2011

ADVERSÁRIOS, INTERNOS E EXTERNOS, NOS DESPOJARAM!

O Senado Federal aprovou, como já era esperado, o projeto que altera a forma de partilha dos royalties e participações especiais do petróleo. Pela nova forma de rateio, estados não produtores terão uma parcela maior. Já os municípios confrontantes, assim definidos em função da projeção ortogonal das linhas dos limites de seus litorais, sobre a plataforma continental, circundarem poços de exploração, terão reduzidos de 26,25% para 17%, já em 2012, e para 4% a partir de 2020. Em tempo, é bom lembrarmos que houve um candidato a prefeito, hoje deputado, que afirmou ser isso impossível!
Caso esse projeto entre em vigor, e a chance é bem real, temos tudo pra virarmos uma cidade fantasma. Pois, se com a atual receita que temos não conseguimos sair da posição de 43º, em 2010, no ranking dos municípios fluminenses em termos de geração de empregos, conforme dados do MTE. Se não conseguimos melhorar nossa classificação no IDEB, que mede a qualidade do ensino básico, que é de responsabilidade dos municípios. Pelo contrário, continuamos fechando escolas no campo! Como ficaremos sem essa importante fonte de renda? Porque, certamente, nem a incompetência, nem o descompromisso diminuirão.
Digo incompetência porque, em aproximadamente 10 anos de fabuloso orçamento, nossos administradores municipais não conseguiram diminuir a dependência de uma fonte de renda que não controlamos. Ao contrário, a renda de que dispomos, em todo esse tempo, só serviu para gerar uma verdadeira "briga de foice" entre facções, no interior de um grupo que nos aniquilam há vinte anos.
Passou da hora de nos livrarmo dessa gente!

Do Blog: http://vandersongama.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário