sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Dilma diz que União já cedeu o que podia sobre divisão dos royalties


A presidente Dilma Rousseff, durante solenidade em Porto Alegre.


Presidente defendeu em Porto Alegre consenso sobre divisão entre estados.
Voltou a afirmar que emergentes precisam de mais voz na economia mundial.

A presidente Dilma Rousseff disse, nesta sexta-feira (14/10), que a União já cedeu no que podia a respeito da nova distribuição dos recursos do petróleo entre os estados. Após o anúncio de investimentos do PAC Mobilidade Urbana em Porto Alegre, afirmou que alguns estados terão de ser capazes de abrir mão de ganhos e de perdas nessa questão.

"Nós chegamos até um determinado ponto. Agora, mais que daquele ponto nós não vamos passar. E acreditamos que todo mundo tem que fazer sua parte. Se nós somos capazes de abrir mão de algo perto de R$ 2 bilhões, acreditamos que cada um tem que abrir mão de alguma coisa - uns do que queriam ganhar, outros do que possuem, como nós abrimos", disse.

Relatório preliminar do senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) sobre a nova divisão dos recursos do petróleo propõe a redução de 50% para 40% dos repasses à União os das chamadas participações especiais. Na última quinta-feira (13), o senador Wellington Dias (PT-PI) afirmou que a comissão que discute essa nova partilha vai "bancar" a proposta que diminui os repasses à União das chamadas participações especiais.

Dilma disse que o intuito da União é buscar acordo sem fomentar "diferenças" e "divergências". "Agora, essa posição da União, ela tem a ver com a possibilidade da construção de um acordo. A gente sempre considera que é sempre melhor um acordo do que uma briga."

Nenhum comentário:

Postar um comentário