quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Ato em defesa dos royalties reúne 25 mil pessoas em Vitória-ES, diz Casa Civil

Capixabas participaram com faixas e cartazes, em protesto. Proposta já aprovada pelo Senado redistribui renda do petróleo.

 
Capixabas em ato pelo dinheiro dos royalties

Mais de 25 mil pessoas compareceram à Praça dos Namorados, no bairro Praia do Canto em Vitória, no ato público contra as novas regras de distribuição dos royalties provenientes do petróleo, de acordo com a Casa Civil do Governo do estado. O ato público terminou por volta das 18h desta quinta-feira (10), na capital do Espírito Santo. Após o encerramento, os shows com os cantores Dudu Nobre e Gabriel O Pensador começaram.

Segundo o subsecretário da Casa Civil do Governo do estado, Walter Rodrigues de Paula, número de pessoas que prestigiaram o evento passou do esperado. “A estimativa da Polícia Militar era de que 10 mil pessoas pudessem estar aqui, mas esse número foi bem maior, já que muitas caravanas de municípios do interior estiveram presentes. Nós contabilizamos 178 ônibus e somamos 25 mil presentes”, contou de Paula.

O evento começou às 14h, e para participar da manifestação os capixabas não precisaram pagar pedágio e também andaram de ônibus sem pagar nada, tudo para marcar presença no ato. No palanque diversos deputados estaduais e federais, secretários de estado e senadores defendiam a permanência dos recursos dos royalties para o Espírito Santo e demais estados produtores. Os políticos vestiam camisas referentes ao ato e discursaram rapidamente.

Royalties
Os royalties são uma compensação em dinheiro que o estado recebe pela exportação de petróleo e essa quantia pode ser investida na educação, saúde ou segurança pública, por exemplo. Com a mudança na distribuição dos royalties, que está em discussão no Congresso Nacional, até o ano de 2015 a perda para o Espírito Santo pode chegar a R$ 3,5 bilhões.

O projeto que redefine a divisão dos recursos provenientes da exploração do petróleo, aprovado em 19 de outubro pelo Senado, está em tramitação na Câmara e será analisado por uma comissão especial antes de ser votado em plenário. A nova proposta prevê a diminuição do repasse aos estados produtores e um aumento para os que não produzem o óleo.

Caso ele seja aprovado, o Espírito Santo terá a parcela de royalties reduzida de 26,25% para 20%. A participação especial destinada aos estados produtores, segundo o relatório, cai de 40% para 20%.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário