quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Rio Paraíba do Sul chega a 10,80 metros, ponte de ferro é interditada e moradores retirados do Matadouro e Tira Gosto

 

A ponte João Barcelos Martins, conhecida como ponte de ferro, é interditada pela Defesa Civil e rio Paraíba do Sul chega a 10,80. Oito caminhões estão na comunidade do Matadouro na retirada de oito famílias que serão encaminhadas pra Creche Escola Francisco de Assis. Após a transferência, os caminhões seguirão a comunidade da Tira Gosto para retirada de outras famílias. Cidades como Italva e Santo Antônio de Pádua decretaram estado de emergência por causa das fortes chuvas.

O nível do Rio Paraíba do Sul chega a 10,80 metros e os moradores da avenida Rui Barbosa, na comunidade Matadouro, ficam ilhados e são removidos pela Defesa Civil. A ação aconteceu na manhã desta quarta-feira e, segundo a Secretaria da Família e Assistência Social, até agora foram retiradas oito famílias e levadas para a Creche Escola Francisco de Assis, na mesma localidade.


A previsão é que sejam remanejadas cerca de 30 famílias. Populares se revoltam e dizem que se tivessem recebido as casas do Morar Feliz como prometido, não precisariam ter que sair de suas residências as pressas e com água acima do joelho.

O carpinteiro Jocimar Gomes, 33 anos, diz que se tivessem feito intervenções preventivas há mais tempo, tudo se resolveria com calma e não teria mais nenhum morador dentro d’água. “A promessa das casas populares é antiga e até agora nada foi feito. Se somos considerados área de risco, tínhamos que ser retirados logo na primeira entrega do Programa”, afirma Jocimar.

 

O borracheiro Alcimar da Silva, 54, faz coro ao depoimento de Jocimar e ainda se diz conformado com a situação, por acontecer frequentemente no início do ano. “Não era para acontecer dessa forma. Mas como quase todo ano tem enchente, fico em alerta, pronto para sair. Minha casa está até comprometida, estou apenas esperando ser contemplado”, comenta Alcimar.

De acordo com a Prefeita Rosinha Garotinho, todas as famílias do Matadouro, que residem na beira do rio serão retiradas hoje ainda. “Quem quiser sair tem que ser agora, pois a Defesa Civil não tem como voltar mais aqui. Estou avisando a todos que vai vim água”, diz a Prefeita.

Segundo a secretária da Família e Assistência Social, Isaura Freire, as famílias retiradas estão sendo cadastradas e levadas para o abrigo na Creche Escola. Ela diz, ainda, que até semana que vem os remanejados ganharão as casas do Morar Feliz. “As famílias serão contempladas com casas no Novo Jóquei a partir de semana que vem”, afirma Isaura.

Fonte: Campos Notícia

Nenhum comentário:

Postar um comentário