terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Campos recebe R$ 7,8 milhões para restruturar rede de saúde


Brasília - O Ministério da Saúde liberou R$ 7.811 milhões para a cidade de Campos dos Goytacazes, na região norte fluminense. No início da semana passada, a cidade foi afetada pela elevação do nível do Rio Paraíba do Sul, que alagou diversos pontos da cidade, atingindo residências e edifícios públicos.

Por causa dos estragos, a prefeita Rosinha Garotinho decretou, na quarta-feira (11/01), situação de emergência localizada, relativa apenas à localidade de Três Vendas, no distrito de Travessão, uma das áreas mais afetadas. No dia seguinte (12/01), os riscos de doenças a que os moradores da localidade que se recusam a deixar suas casas estão expostos levou a prefeitura a decretar situação de emergência em saúde.

O dinheiro liberado pelo ministério já está disponível desde a sexta-feira (13/01) para ser utilizado integralmente na restruturação da rede de saúde municipal e na ampliação do atendimento à população. Além de comprar medicamentos e insumos, a Secretaria Municipal de Saúde poderá destinar parte dos recursos para as obras necessárias em unidades hospitalares e para o Serviço Móvel de Emergência (Samu). A Portaria nº 85 com a liberação dos recursos está publicada na edição de sexta-feira (13/01) do Diário Oficial da União (CLIQUE AQUI).

O valor é um adiantamento de parte dos recursos que seriam repassados ao município ao longo do ano por meio do Fundo Nacional de Saúde para custear atendimentos médicos de média e alta complexidade (cirurgias, hemodiálise, transplantes, entre outros).

Fonte:


Do Blog: Enquanto isso nossa saúde anda doente. Faltam médicos, materiais para procedimentos, medicamentos e muita vergonha na cara dos governantes de nosso município. Como se não baste-se o plantão das quintas-feiras ter o quantitativo médico reduzido causando assim falta de atendimento necessário à população Campista, agora os plantões das terças-feiras também está com o quadro médico reduzido. Hoje foi um Deus nos acudam no PU da Saldanha Marinho. Para a população ter uma ideia tinha gente que chegou as 09hs da manhã e até às 15:40hs não havia sido atendido. Um paciente com suspeita de meningite que chegou pra ser atendido por volta das 13hs e até as 15hs estava no corredor aguardando atendimento (um caso que era pra ser tratado logo que chegasse e ficar isolado e não andando de um lado para o outro dentro na unidade).

Só pra alertar ao leitores, além das quintas-feiras agora a precariedade no atendimento se estendeu para a terça-feira.

Vamos esperar pra ver se as autoridades competentes com essa verba resolve esses problemas na nossa saúde. Vamos aguardar até o próximo plantão de quinta-feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário