terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Represa de Minas abre as comportas e mais água deve chegar a Campos

Uma enxurrada que caiu no último domingo (08/01) em Além Paraíba, Minas Gerais, fez aumentar muito a vazão de água da Represa dos Pombos que fica na divisa do Estado do Rio com o Estado de Minas Gerais, entre Carmo e Além Paraíba. Nesta segunda-feira o fluxo de água já estava quatro vezes maior do que o normal para a represa, que, para não sofrer avarias na sua estrutura, decidiu abrir as comportas.

De acordo com a direção da represa, nesta segunda-feira (09/01) a vazão chegou ao máximo de 3.100 metros cúbicos por segundo (m³/s), mas agora a vazão está estabilizada em 2.400 m³/s. sendo que o normal para a represa é uma vazão de aproximadamente 700 m³/s. A empresa informou por telefone que as fortes chuvas em Além Paraíba obrigaram a direção a abrir as comportas, para não prejudicar a estrutura da represa.

Em São Fidélis o Rio Paraíba do Sul começa a preocupar novamente. De acordo com a Defesa Civil da cidade, o nível do rio está subindo cerca de 10 centímetros por hora, e já está com 4,90 metros.

Em Campos o secretário de Defesa Civil da cidade, Henrique Oliveira, disse que apesar do rio ser maior na cidade, a preocupação é grande. “Há sim uma grande preocupação, mas o Rio Paraíba é muito grande aqui em Campos, agora vamos esperar para ver o quanto seremos afetados. Outra preocupação é que nós temos que saber o tempo que eles vão ficar com as comportas abertas”, disse.

O nível do Rio Paraíba chegou a cota de 9,70 metros na noite desta segunda-feira, na medição das 20h.

A empresa informou por telefone que não há uma previsão para fechar as comportas.

Fonte: Site Ururau

Nenhum comentário:

Postar um comentário