sábado, 7 de janeiro de 2012

Ministro diz que abertura de estrada-dique em "Campos Formosa" foi planejada

O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, afirmou nesta quinta-feira (05/01) que a abertura da BR-356 foi uma ação planejada que teve como objetivo impedir que as águas do rio Muriaé chegassem ao rio Paraíba do Sul e alagassem áreas maiores de Campos (RJ). 

Ele elogiou a ação, que atribuiu à Defesa Civil do Estado do Rio.

"Na Baixada Campista, através de uma ação planejada pela Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro, se conseguiu desobstruir uma estrada para dar vazão às águas que chegavam em Campos, e quatro mil pessoas foram avisadas a tempo e realocadas, mitigando o risco de perda de vidas humanas", disse o ministro ao comentar que o Estado está mais preparado para lidar com situações extremas por causa de investimentos feitos no ano passado em sistemas de alerta.

"A estrada foi aberta para extravasar a água e evitar alagamentos e prejuízos maiores para a população".

As declarações foram feitas após reunião com o governador Sergio Cabral (PMDB), na qual o ministro alertou para a previsão de chuvas fortes nos próximos dias, instando as autoridades estaduais e municipais a manterem o alerta máximo.

Segundo Cabral, são esperadas chuvas fortes nas noites de sexta para sábado e, principalmente, de sábado para domingo. As regiões mais afetadas devem ser o noroeste do Estado, a Baixada Campista, a região serrana e a região metropolitana.

"É muito preocupante. É preciso estar com as defesas civis municipais e com a população atentos a essa situação", disse Cabral.

No encontro, o governador apresentou ao ministro três projetos de obras preventivas que somam R$ 950 milhões. O ministro ficou de avaliar a possibilidade de incluí-los no orçamento federal em reunião com a ministra Gleisi Hoffman (Casa Civil). Também foi feito pedido de 30 mil colchonetes e cinco mil cestas básicas para o atendimento da população desabrigada nos municípios, o que foi atendido pelo ministério.

Rompimento de dique abre cratera na rodovia BR-356, em Campos dos Goytacazes, no Rio; veja galeria


ENXURRADA

A elevação do nível da água do rio Muriaé provocou o rompimento de um dique (barragem para conter a água de rios) e formou uma cratera de mais de 20 metros na rodovia BR-356, no trecho que liga Campos a Itaperuna.

A água invadiu o bairro Três Vendas, em Campos dos Goytacazes, no norte fluminense. Cerca de 1.000 pessoas tiveram que ser retiradas do local, segundo a Defesa Civil municipal. Parte dos moradores preferiu ficar para tentar salvar seus pertences.


Segundo o coordenador da Defesa Civil Municipal, major Edson Braga, o bairro de Três Vendas é protegido pelo dique. "Rompeu justamente no ponto onde foi feito um trabalho pelo Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte) em 2009", afirmou. "Vai encher toda a comunidade como ocorreu na enchente de 2008".

Fonte: Folha UOL

Um comentário:

  1. Felipepompeua disse...
    "É muito preocupante. É preciso estar com as defesas civis municipais e com a população atentos a essa situação", disse Cabral.

    Muito bem Cabral!!

    É isso mesmo governador!!! Temos que estar atentos e nos afastar das áreas de risco !!!!
    Sei que o senhor está fazendo um ótimo trabalho como governador e que está sempre atento em relação a segurança de nossa sociedade e está fazendo o melhor para

    ResponderExcluir