quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Sócio da casa de shows Arena Mix vai ao MPE apresentar laudos de funcionamento


Nome da casa de shows foi divulgada em lista das que teriam pendências

Um dia após a criação de uma comissão para fiscalizar e garantir a segurança nas casas de shows de Campos e região e a mídia local divulgar informação de que 30 estabelecimentos dessa categoria estariam em situação irregular, donos de boates e similares que tem sua documentação, plano de pânico e saídas de emergências que atendem a legislação vigente buscam as autoridades competentes a fim de esclarecer a verdadeira situação de seus comércios.

Uma deles foi a Arena Mix, cujo representante legal esteve no Mistério Público Estadual (MPE) na tarde desta quarta-feira (30/01) e apresentou o Certificado de Registro emitido pela Diretoria Geral de Divisões Públicas do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro.

 

O documento tem validade até o dia 16 de março de 2013. Segundo um dos sócios da Arena Mix, Cláudio Amaral, este documento só é liberado pelo órgão após a edificação atender as solicitações do Laudo de Exigências, como, por exemplo, a instalação de extintores, iluminação adequada, sinalização de emergência entre outras, e também do Certificado de Aprovação, que é a confirmação de que as exigências foram atendidas. O Certificado de Registro, que é o definitivo, é renovado a cada 12 meses.

“Consegui um Certificado de Registro não é fácil. Fomos ao Rio de Janeiro inúmeras vezes, pois temos a consciência da importância da regularização da nossa casa de shows. Logo que o nome da Arena Mix foi divulgado, cuidei de apresentar ao promotor Marcelo Lessa toda nossa documentação”, disse Cláudio, que disse ter solicitado ao MPE a exclusão do nome da Arena Mix da lista de casas irregulares no município, que foi apresentada pelo Corpo de Bombeiros durante a primeira reunião da comissão, que aconteceu na tarde de terça-feira (29/01), na Câmara de Vereadores.

 

“A exposição do nome da Arena Mix como estabelecimento irregular, quando na verdade não é bem assim, é muito negativo para nós. Sempre procuramos trabalhar corretamente, tanto que nosso registro só vence em março deste ano. Somos totalmente a favor da fiscalização, pois as casas de shows irregulares são concorrência desleal conosco, que temos gastos para deixar tudo como a legislação e o órgão fiscalizador exigem”, disse Cláudio.

A Arena Mix tem capacidade de locação máxima para 900 pessoas. Toda fachada do imóvel é usada como porta de entrada e de saída. O camarote é com rampa, o que facilita o tráfego, o espaço é sinalizado, possui 12 extintores de incêndio a base de pó químico, água e CO2 e conta ainda com o apoio de 30 seguranças, com quatro plataformas, onde dois atuam em cada uma, num nível mais elevado para uma melhor visualização do público.

“As portas da Arena Mix estão abertas para as autoridades e órgãos fiscalizadores para qualquer vistoria necessária”, disse Cláudio acrescentando que a casa de shows está de recesso, assim como nos anos anteriores, e só volta a funcionar após o Carnaval.

Claudinho revelou ainda que o espaço não é fechado com ar condicionado, dessa forma, em caso de incêndio, a fumaça pode ser dissipada rapidamente. A estrutura da casa de shows é de alvenaria, não temos materiais de madeira, isopor, ou qualquer tipo de materiais inflamáveis que possam facilitar a propagação ou provocar incêndio. 

Sobre o nome da Arena Mix está na lista dos estabelecimentos com situação irregular no município, o comandante do 5º Grupamento de Bombeiro Militar, o tenente-coronel Paulo César Rodriguez, disse que em Campos existem 57 casas de shows e que todos serão fiscalizados independentes da situação. 

“As casas de shows que estiverem com sua documentação em dia pode apresentá-las no departamento aqui na sede do Bombeiro que vamos analisar todas elas, mas a fiscalização será feita em toda cidade. Em caso de constatação de qualquer irregularidade serão tomadas as medidas cabíveis com base na legislação vigente. Todo esse trabalho de fiscalização que estaremos fazendo junto com a Comissão, Defesa Civil, Postura e MPE é para garantir a segurança da população e evitar tragédias como a de Santa Maria”, ressaltou o tenente coronel. 

A Comissão para fiscalizar e garantir a segurança nas casas de shows de Campos é formada por representantes do Ministério Público Estadual, Defesa Civil Municipal, secretarias de Segurança e Ordem Pública, Fiscalização e Postura, além dos vereadores Fábio Ribeiro (presidente da comissão), comissão Alexandre Tadeu e Thiago Virgílio, Gil Viana, Paulo César Genásio e Aloncimar Pessanha (membros). 


Fonte: URURAU.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário