sábado, 28 de abril de 2012

Campos Folia 2012: 1º Dia de Desfiles

O público lotou o Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (CEPOP) para curtir o primeiro dia do Campos Folia, o Carnaval Fora de Época aberto nesta sexta-feira e o desfile ficou por conta dos Blocos de Samba.


Juventude da Baleeira foi o primeiro bloco a entrar na Passarela do Samba Rubens Pereira, do Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop), nesta noite de sexta-feira (27). Com enredo “Sombras, Luz… É Carnaval!”, o bloco conta a história da guerra entre o bem e o mal.

Foliões com vestes nas cores preto e branco com o símbolo yin yang, mostram as forças que se completam. O bloco desfilou com 4 carros alegóricos, 11 alas e 450 componentes, sendo 80 na bateria. Fantasias de palhaço e nega maluca, crianças vestidas de bruxas e sambistas encantaram o público presente no primeiro dia do Campos Folia 2012.


 

Castelo do Parque Aurora – Fogo, palhaços e o castelo deram um colorido a mais durante o desfile do Bloco de Samba Castelo do Parque Aurora no Campos Folia 2012 – Tributo a Rubens Pereira – , que está sendo realizado no Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop). O bloco mostrou o enredo “Tem um Peruano no Carnaval”, em homenagem ao peruano que veio para o Brasil para trabalhar no circo como palhaço. Mais de 500 integrantes fizeram a festa na avenida.

Destaque para a comissão de frente com 15 palhaços e que fizeram o público rir e aplaudir a bela apresentação, coreografada pelo professor de dança Bruno. O terceiro bloco é os Psicodélicos que vai celebrar o centenário do Goytacaz.

 

Chuva de Ouro - Bloco de Samba Chuva de Ouro, do distrito de Goitacazes. A agremiação iniciou o desfile às 2h25 com o enredo “Laysa Lisa – Simplicidade e Arte, um exemplo de vida” . O histórico é de autoria do veterano Paulo Cigano, ganhador de vários carnavais. O tema “ser ou não ser”, numa alusão ao transformista Laysa Lisa, conta a história do pequeno David, nascido em São Francisco do Itabapoana e que brilha nos palcos da região com a personagem feminina popular de sucesso em eventos festivos.

O carro abre alas trouxe a primeira alegoria uma alusão ao Teatro (Person, Comédia versus Persona x Drama). Na segunda ala a versão carnavalizada do Palhaço Alegria, com crianças. A terceira ala apresentou a versão carnavalizada do Palhaço Alegria, com adultos. A quadrilha da roça e a rancheirada foram retratadas na quarta e quinta alas.

A segunda alegoria com o tema “Da terra de riqueza e prazeres ao Teatro”, com mais quatro alas, agradou o público, além das alas das baianas, as drags, adversidade – 7 cores do arco Iris e nova ala, com a abordagem Amigos de Davi. A terceira alegoria do Chuva de Ouro foi “Do Sonho encantado ao Carnaval”.

 

União Feliz - O presidente da Fundação Municipal da Infância e Juventude (FMIJ), professor Mário Lopes, foi o grande homenageado do Bloco de Samba União Feliz.O samba-enredo, que no refrão fala de futebol, uma das paixões de Mário Lopes.

A música também fala das três condecorações do professor, a do Rotary Internacional com a medalha Paul Harris, pela grande contribuição para a causa humanitária; a medalha Tiradentes, concedida pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, pelos relevantes serviços prestados ao estado; e a medalha Darcy Ribeiro, pela emenda popular que determinou a obrigação do Estado de construir a UENF. A medalha Darcy Ribeiro até então havia sido concedida apenas ao arquiteto Oscar Niemeyer.

Mário Lopes falou da emoção em ser homenageado. “Hoje eu recebo essa homenagem com muita humildade. Divido ela com todas as pessoas que me ajudaram a prestar todas essas ações”.

 

Caprichosos de Guarus – O Bloco de Samba Caprichosos de Guarus, agremiação do bairro Jardim Carioca, que trouxe pouco mais de 450 foliões para apresentar as alegorias do enredo “Enigmas da Humanidade”.

De acordo com o carnavalesco Edhuardo Rodrigues, todos da agremiação se esforçaram para apresentar um Carnaval de qualidade, à altura do Cepop, com o tema “Enigmas do Egito Antigo”, apresentado na extensão dos 280 metros da pista do Centro de Eventos Populares.

- Desfilamos com três carros alegóricos realçando as alegorias com os componentes em 10 alas – declarou Edhuardo Rodrigues, que desfilou à frente de um inusitado tripé negro, cujos componentes representaram os enigmas do universo.

Nos carros das três alegorias e nas respectivas alas, os componentes retrataram “Os Enigmas entre o Céu e o Inferno”, “Enigmas da Humanidade”, e “A Noite me Convida para Dançar”.

 

Bruc- Bloco Unidos do Capão (BRUC) foi o último a desfilar no primeiro dia do Campos Folia 2012. Com um enredo intitulado “Tem mais de mil palhaços no salão”, o BRUC atravessou a passarela do samba Rubens Pereira do Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop) com poucos componentes. Os carros coloridos mostravam a alegria dos palhaços. Na comissão de frente, pessoas fantasiadas de Charlie Chaplin.

Outros artistas, como Chacrinha, Carequinha, os Trapalhões, Os Três Patetas e o Gordo e o Magro, também foram lembrados no samba-enredo, composto por Grácio Abreu e João Damásio, que também interpretaram o samba.

Fonte: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário