A Câmara Municipal de Campos e a Praça São Salvador (1916)
Neste registro podemos destacar:
- O antigo Solar do Visconde de Araruama, que em 1916 (data deste registro fotográfico) abrigava a Câmara Municipal, e que após passar por um processo de restauração, passou a funcionar como Museu Histórico em 30/06/2012.
- A Praça São Salvador cercada por grades. Durante o período em esteve gradeada, o seu acesso era permitido até as 22:00, após este horário, tinha os seus portões fechados.
Igreja Nossa Senhora do Carmo (1905)
A Igreja, a rua Treze de Maio e os trilhos do bonde.
Av. XV de Novembro (1947)
A Av. XV de Novembro, fotografada em 1947 por Gerardo Maria Ferraiuolli, o Patesko. Ao fundo podemos ver o prédio da Casa de Câmbio com seus três andares, e a direita, parte da antiga Santa Casa de Misericórdia.
Av. Sete de Setembro (Anos 50)
Nesta foto observamos as extintas Casa Almeida e Casa Dragão. A também conhecida por Sapataria Almeida, foi consumida por um incêndio e, atualmente, uma outra construção foi erguida em seu espaço, que abriga nos altos a Rádio Campos Difusora. E a Casa Dragão cedeu lugar ao Hotel Dourado.
Praça Alberto Sampaio (Anos 50)
A Praça Alberto Sampaio com seus jardins, margeando o Canal Campos-Macaé. Destaque para o Mercado Municipal à esquerda.
O vapor Cachoeiro navegando no rio Paraíba em Campos dos Goytacazes - RJ
Por volta de 1870, no apogeu dos engenhos de açúcar no norte fluminense, o escoamento da produção também se fazia por barco através dos rios Paraíba e Muriaé. Haviam trapiches localizados ao longo dos rios onde muitas tropas de animais de carga traziam seus produtos de Minas Gerais.
Houve até uma companhia a União Campista Fidelense que construiu barcos à vapor para o transportes dessas mercadorias. As embarcações tinham o nome de Muriaé, União e Cachoeiro.
Beira Rio (Final do século XIX) Campos dos Goytacazes - RJ
Beira Rio (Anos 20) Campos dos Goytacazes - RJ
As antigas, Santa Casa de Misericórdia e Igreja Mãe dos Homens Praça das Quatro Jornadas em Campos dos Goytacazes - RJ
O Canal Campos-Macaé e a ponte da rua Conselheiro Otaviano.
Fonte: CAMPOS FOTOS
Nenhum comentário:
Postar um comentário