Amanhã, à meia-noite, os relógios deverão ser adiantados em uma hora, marcando o início do horário de verão. A medida representará uma economia de R$ 280 milhões para o país, o que equivale a R$ 1,42 a menos na conta, por brasileiro, segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).
Para reduzir mais a conta de luz — em até 30% —, é bom ficar atento a algumas dicas. Deve-se, por exemplo, usar lâmpadas fluorescentes compactas, que consomem menos e duram dez vezes mais. Não é recomendado ligar muitos aparelhos numa tomada com benjamins. Além de desperdiçar energia, isso aquece os fios.
A parte de trás da geladeira não deve ser usada para secar roupas. E é essencial isolar frestas de portas e janelas ao ligar o ar-condicionado.
VEJA ALGUMAS DICAS PARA ECONOMIZAR ENERGIA
Acostume-se a aproveitar a luz natural durante o dia.
Dê preferência para lâmpadas fluorescentes compactas em locais que ficam com as luzes acesas mais de quatro horas; elas consomem menos e duram dez vezes mais.
Na hora de comprar um eletrodoméstico, verifique se ele possui o Selo Procel de Economia de Energia classe A, que são os campeões da economia.
Não ligue muitos aparelhos na mesma tomada com o uso de benjamins, pode provocar aquecimento nos fios, causando desperdício de energia e até mesmo acidentes graves.
Verifique as condições de suas instalações elétricas periodicamente.
Instalações antigas, com muitas emendas ou feitas com fios de telefone, causam desperdício de energia e podem causar incêndios. - Pinte as paredes e tetos com cores claras, que refletem melhor a luz.
Use iluminação dirigida para leitura, como abajures e luminárias.
Em uma viagem longa, desligue a chave geral da casa.
DICAS: COMO DORMIR BEM NO CALOR
De acordo com Luciano Capelli, fisiologista do Centro de Medicina da Atividade Física da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), o corpo leva de uma a duas semanas para se adaptar à nova rotina. "Algumas pessoas sofrem mais, outras menos. O ideal é tentar condicionar o corpo a dormir um pouco mais cedo", explica Capelli.
Uma outra dica do médico que pode ajudar na adaptação do organismo ao novo horário é evitar o consumo de alimentos e bebidas que contenham substâncias estimulantes, como café, chás com cafeína (como o preto) e chocolate, entre outros.
"À noite, para ajudar a dormir, a pessoa pode tomar um copo de leite quente, que tem tripotano, um aminoácido que ajuda a relaxar a musculatura, ou chás sem cafeína (como camomila e erva cidreira)", diz Capelli.
Nenhum comentário:
Postar um comentário