sexta-feira, 24 de agosto de 2012

O MASSACRE DE 1937 NA PRAÇA SÃO SALVADOR

No mês de agosto de 1937, há 75 anos atrás, ocorreu uma tragédia na Praça São Salvador com 13 mortos.
Nesse momento, pessoas que se dizem do "bem", podem estar colocando em riscos a vida de muitos indivíduos, cometendo novamente um ato insano.

Como foi amplamente divulgado pela imprensa, sábado terá a passeata e concentração do candidato a Prefeito Makhoul marcada na Praça São Salvador as 10 horas, mesmo horário e local divulgado de última hora pela Prefeita Rosinha.


Segue abaixo reportagem do site ururau publicada em 2011.


Carnificina, há 74 anos: Tiroteio matava 13 na Praça São Salvador

Passados menos de cinco minutos do discurso, iniciou-se o tumulto
Para muitos Integralistas os meses mais importantes são os de abril, por causa das Matinas de Abril e, em seguida, o mês de outubro por causa da data do lançamento do Manifesto de 07 de Outubro de 1932, porém, poucos sabem realmente, reverenciar também o mês de agosto, mais especificamente o dia 15 deste mês.

Em 1937 na cidade de Campos, o núcleo municipal da Acção Integralista Brasileira preparava mais um comício em sua região, militantes da AIB de diversos núcleos distritais e de outros municípios começaram a concentrar-se por volta das 10h nas imediações da sede municipal. Às 16h, centenas de milicianos já desfilavam pelas ruas centrais com suas camisas-verdes e bandeiras azuis. Aproximadamente às 17h, os soldados do sigma chegaram a praça São Salvador, no Centro de Campos dos Goytacazes.

Os milhares de integralistas presentes se concentravam em torno do palanque armado em frente à sede municipal para ouvir um dos primeiros oradores, o camisa-verde Sr. Celso Peçanha. Passados menos de cinco minutos do discurso, iniciou-se o tumulto com o próprio orador tendo seu microfone alvejado por uma saraivada de tiros proferida pelos policiais que se encontravam na praça, aonde se concentrou o intenso tiroteio. O ato de covardia resultou em diversos mortos e feridos, sendo chamado por muitos jornais da época de “Carnificina de Campos”.

O periódico “A Offensiva”, de 17/08/37, iria relatar este fato com uma matéria intitulada “Os comunistas praticam um bárbaro massacre na cidade de Campos”. O jornal relatou o papel heróico dos chefes integralistas, que apesar de correrem perigo de vida se arriscaram para socorrer os feridos que se encontravam estirados no chão e transportar os sobreviventes para os hospitais.

Estes acontecimentos influenciariam, posteriormente, a Acção Integralista Brasileira em todo o Brasil, pois, uma resolução do Chefe Nacional Plínio Salgado determinou que temporariamente a utilização do uniforme e insígnia do movimento estaria proibida, devido a infiltração de militantes comunistas durante as manifestações para cometer atos violentos e assim denegrir a imagem da AIB perante o povo brasileiro. O boletim “Bandeira do Sigma” saúda os mártires que tombaram em Campos do Goytacazes, os camisas-verdes Sr. Amaro Miranda, Jose Antenor de Paula Barreto e Amaro Tavares, com três vibrantes Anauês!

A confusão do tiroteio, resultou em 13 mortos e em centenas de feridos. Três dias depois, interditaram temporariamente o porte de camisas verdes e dos distintivos integralistas, a fim de evitar as "provocações comunistas".

Entre os mortos, a Srª Alcinda, esposa do então vereador Jorge Pereira Pinto e mãe de Carlos Alberto, Jorge Renato, Antonio Carlos e Maria Lúcia."


Fonte: Blog Fernando Leite & Outros Quintais


Nenhum comentário:

Postar um comentário