sábado, 11 de junho de 2016

Justiça nega habeas corpus para condenados do 'Meninas de Guarus'


A Justiça negou, nesta sexta-feira (10), pedidos de habeas corpus em favor do empresário Renato Pinheiro Duarte, de Jayme César de Siqueira e de Gustavo Ribeiro Poubaix Monteiro. Renato e Jayme foram presos com outras 11 pessoas durante operação realizada pelo Ministério Público na quinta-feira (9).

Ao todo foram 14 condenados pelo crime de estupro de vulnerável após envolvimento no caso de exploração sexual de crianças e adolescentes no processo conhecido como “Meninas de Guarus”, em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense.

Também nesta sexta, Dovany Salvador Lopes da Silva, um dos envolvidos no caso das "Meninas de Guarus”, se entregou à polícia. Ele foi condenado a 8 anos de prisão. Gustavo Ribeiro Poubaix Monteiro é o único que continua foragido.

Condenado a seis anos de reclusão em regime inicialmente semiaberto, Jayme César teve deferido apenas pedido de imediata transferência para unidade prisional compatível com o regime fixado na sentença, sob pena de constrangimento ilegal. Todos os presos deverão ser levados para Bangu 10.

Os alvos da operação foram condenados na quarta-feira (8) pela juíza Daniela Barbosa Assunpção, da terceira Vara Criminal de Campos, após 17 juízes se declararem suspeitos para julgar o caso. A sentença foi liberada no mesmo dia. Entre os presos estão ex-vereadores da cidade e o ex-deputado federal Nelson Nahim, irmão do ex-governador do Rio Anthony Garotinho.

O caso "Meninas de Guarus" é investigado desde 2009. De acordo com a denúncia, os réus mantinham e exploravam sexualmente crianças e adolescentes, entre 8 e 17 anos, em uma casa em Guarus, distrito de Campos. O lugar era mantido com as portas e janelas trancadas, sempre sob vigília armada, e as vítimas eram obrigadas a consumir drogas.

CONDENADOS NO PROCESSO
- Dovany Salvador Lopes da Silva: 8 anos (foragido);
- Gustavo Ribeiro Poubaix Monteiro: 8 anos (foragido);
- Leilson Rocha da Silva, o "Alex": 31 anos e 1 mês de prisão;
- Ronaldo de Souza Santos: 31 anos e 1 mês;
- Thiago Machado Calil, ex-vereador: 25 anos e 8 meses;
- Fabricio Trindade Calil, ex-vereador: 25 anos e 8 meses;
- Renato Pinheiro Duarte: 14 anos;
- Nelson Nahim Matheus de Oliveira, ex-presidente da Câmara de Vereadores e ex-deputado federal: 12 anos;
- Fabio Lopes da Cruz: 8 anos;
- Robson Silva de Barros Costa: 8 anos;
- Marcos Alexandre dos Santos Ferreira; ex-vereador: 7 anos;
- Cleber Rocha da Silva: 6 anos e 6 meses;
- Jayme Cesar de Siqueira: 6 anos;
- Sergio Crespo Gimenes Junior: 1 ano e 6 meses


Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário