O que é?
A gripe é uma doença muito contagiosa que ataca as vias respiratórias (nariz, garganta e pulmões) e é causada por um vírus chamado Influenza. Não existe remédio para curá-la, mas sim para aliviar seus sintomas. Se não houver complicações, tende a passar sozinha.
Sintomas: Febre alta, dores musculares e articulares, dores de cabeça e inflamação dos olhos.
Agentes: Vírus Influenza, que é transmitido pelo ar através de gotículas de saliva.
Prevenção: A melhor prevenção contra a gripe é tomar a vacina todos os anos, pois o vírus é mutante, aparecendo de forma diferente a cada ano. Mas também é possível preveni-la melhorando as defesas do corpo através do calor e da boa alimentação. Por ser uma doença muito contagiosa, deve-se evitar a permanência em ambientes fechados. Saiba mais sobre a vacina.
Complicações: Habitualmente sem maiores consequências, a gripe pode ser grave, principalmente para as pessoas idosas ou debilitadas por doenças crônicas. Pode evoluir para pneumonia e para a meningite, além de graves infecções respiratórias, o que pode levar o paciente à morte.
Tratamentos: Deve ser prescrito por um médico, e inclui repouso, boa alimentação e remédios para aliviar os sintomas, como analgésicos, antitérmicos, descongestionantes e vitamina C.
Pneumonia
O que é?
A pneumonia é uma infecção aguda que pode atingir os pulmões inteiros ou em partes. Certas variedades de pneumonia pioram rapidamente e requerem hospitalização do paciente para realizar um tratamento com antibióticos, oxigênio e líquidos endovenosos.
Sintomas: Os sintomas da pneumonia são a tosse com escarro, a dor no tórax, a febre alta, os calafrios, o suor e a palidez. Quanto maior for a área dos pulmões afetada, mais fortes serão os sintomas.
Agentes: Em geral, a pneumonia é consequência de alguma infecção das vias respiratórias (bronquite, resfriado, gripe etc.) causada por vírus e/ou bactérias.
Fatores de risco:
- Fumo: provoca reação inflamatória que facilita a penetração de agentes infecciosos
- Álcool: interfere no sistema imunológico e na capacidade de defesa do aparelho respiratório
- Ar-condicionado: deixa o ar muito seco, facilitando a infecção por vírus e bactérias
- Resfriados mal cuidados
- Mudanças bruscas de temperatura.
Complicações: Abscessos de pus, cistos contendo ar nos pulmões e derrame pleural (acúmulo de pus no espaço que envolve os pulmões), podendo levar o paciente à morte.
Tratamentos: Deve ser prescrito pelo médico, e pode incluir desde antibióticos até a hospitalização.
Rinite
O que é?
O que é A rinite é uma inflamação não contagiosa das mucosas do nariz, que aparece de forma recorrente e atinge cerca de 30% da população. Ela quase sempre é causada por alergias ou por reações à fumaça e outros agentes ambientais.
Sintomas: Nariz escorrendo, coceira nos olhos, no nariz e na boca, espirros e às vezes um pouco de febre.
Agentes: Pode ser provocada por reação alérgica à poeira, a produtos químicos e cigarros, também pode ser causada por reações a remédios, malformações da parte interna do nariz etc.
Prevenção: Evitar permanecer por muito tempo em locais fechados, não fumar, não ficar perto de lugares recém-pintados, ficar longe do mofo e, em caso de repetição frequente, procurar algum tratamento preventivo prescrito pelo médico otorrinolaringologista.
Complicações: A obstrução nasal da rinite pode causar outras consequências, como problemas de sono e roncos, desalinhamento dos dentes, infecções de ouvidos e sinusites.
Sinusite
O que é?
A sinusite é uma inflamação não contagiosa da parte interna dos seios da face, e que, em geral, se repete de forma recorrente.
Sintomas: Nariz congestinado, dor de cabeça, febre, tontura e mal estar.
Agentes: A sinusite pode ser provocada por reações alérgicas, por viroses ou por infecções bacterianas.
Prevenção: Em primeiro lugar, evitar o contato com os causadores de alergias. Mas também é preciso tratar de sintomas como a coriza quando estes ainda estão começando, para evitar a crise.
Complicações: Agravamento do problema (sinusite crônica) e infecções respiratórias mais graves.
Tratamentos: O tratamento da sinusite depende da causa e da gravidade do problema. Deve ser
recomendado pelo médico, e pode incluir descongestionantes, analgésicos, antitérmicos, antibióticos e até cirurgias, dependendo da gravidade do caso.
Bronquite
O que é?
É uma reação inflamatória dos brônquios que impede o ar de chegar aos pulmões.
Sintomas: Catarro, tosse seca e com chiado. Com o agravamento, há tosse com escarros, dor atrás do osso do peito, fadiga, mal-estar geral e febre.
Agentes: Os causadores da bronquite podem ser alergias, irritações causadas pela fumaça ou pelo fumo, infecções respiratórias ou agentes ambientais, como a neblina.
Prevenção: Não se deve fumar ou permanecer em ambientes poluídos.
Complicações: A doença pode progredir para uma pneumonia.
Tratamentos: O tratamento depende da causa da bronquite, e só pode ser prescrito por médicos. Em geral, é feito com expectorantes (para eliminar o catarro), inalação e, no caso de haver uma infecção, com antibióticos.
Fonte: Terra Saúde