sábado, 16 de fevereiro de 2013

São Joao da Barra terá mais uma Escola de Samba em 2014

G.R.E.S. Acadêmicos de Vila da Rainha é a nova Escola de São João da Barra

São João da Barra ganhou mais uma escola de samba nesse carnaval, a escola foi fundada em 2012, porém seus diretores foram empossados em uma solenidade que aconteceu no último domingo (10), no Salão da Igreja Nossa Senhora da Penha, e a escola foi divulgada para a população e para os veranistas durante o Bloco Borracha Fraca em Atafona.

O GRÊMIO RECREATIVO ESCOLA DE SAMBA ACADÊMICOS DE VILA DA RAINHA, irá estrear no Carnaval sanjoanense em 2014, na segunda-feira de folia. A escola tem como cores o vermelho, laranja e branco, e vem para representar a praia de Atafona (2º Distrito do município). Em seu primeiro ano de desfile, a escola terá como enredo o seu nome, Vila da Rainha, para que as pessoas possam entender o porquê desse nome, entender a história.

Tenho certeza que nosso povo de Atafona vai se unir em prol desse objetivo que é fazer bonito na Avenida do Samba em 2014 e juntos daremos um show de história, cultura e criatividade. Aguardem”, disse o Presidente Fábio Pedra.

VILA DA RAINHA FOI FUNDADA EM 1536
A história do município de São João da Barra começa quando Portugal, depois de ter deixado por muitos anos as terras que descobrira no novo mundo sem qualquer utilização, entregue à sanha de exploradores de outros países, especialmente piratas franceses e ingleses que vinham em busca de pau brasil e outras preciosidades, resolve voltar seus olhos para o Brasil, divide o território em capitanias hereditárias e as doa à seus fidalgos.

O fidalgo Pero de Góis da Silveira recebeu por doação de D. João III a capitania da Paraíba do Sul, com 30 léguas de costa, habitada por indígenas, entre as capitanias do Espírito Santo e São Vicente. Depois de uma viagem pelo litoral de suas terras, Pero de Góis se estabeleceu ao sul do rio Itabapoana onde ergueu uma povoação na Barreira do Retiro (no atual município de São Francisco de Itabapoana, o qual pertencia a São João da Barra), e a chamou de VILA DA RAINHA em homenagem a rainha de Portugal Maria de Bragança, conhecida como Maria Louca.

OUTRAS IMAGENS




Fonte: Portal OZK

Nenhum comentário:

Postar um comentário