quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

AS LIÇÕES PROPORCIONADAS PELO CRIME AMBIENTAL DE BRUMADINHO.


  A prisão dos engenheiros no caso do desastre socioeconômico de Brumadinho possui um exemplo pedagógico! Profissionais técnicos qualificados, como engenheiros, médicos, bem como os profissionais do Direito, acostumaram a se enxergarem como classe dominante, motivados pela ilusão de possuírem renda melhorada, conferindo-lhes um poder de compra e qualidade de vida mais razoáveis. A ilusão oriunda da renda, e sua consequência social, levou essa parcela da sociedade a se acharem mais próximos da classe dominante, quiçá membros efetivos da classe dominante, e assumindo, assim, todo um conjunto de ideias e visão de mundo típicos dos donos do capital! É essa postura, bem típica da classe média, aliás, que sempre a fez reacionária, destoando assim das posturas das classes dominantes, por um lado, bem como da classe trabalhadora, ambas historicamente revolucionárias! O caso de Brumadinho, assim, é pedagógico no sentido de mostrar a posição de cada umas das classes no tabuleiro das relações sociais! Engenheiros e médicos, bem como os demais profissionais liberais, não pertencem aos membros da classe dominante! Não são donos do Capital! Sua função, dentro da divisão social do trabalho, é unicamente trabalhar para o crescimento do Capital. São, por assim dizer, administradores de ponta, ou profissionais cuja função é cuidar da saúde dos detentores do Capital! São proletários lato sensu!

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